11.22.2005

De pequenino se torce o pepino: à descoberta da ciência


Será que as crianças mais pequenas, conseguem fazer descobertas científicas?
Será que as crianças mais pequenas podem ser pequenos (em tamanho) verdadeiros cientistas?
Estas perguntas desde a algum tempo para cá têm-me inquietado um pouco, dentro da minha prática educativa. Walters (1999) refere:
“(...) a familiaridade com a ciência deve começar desde as idades mais baixas.
Para as crianças do ensino pré-escolar e básico, não se deve tratar de ensinar ciência, no sentido convencional, mas sim de despertar a curiosidade, o gosto de sentido de observação do mundo à nossa volta.”
Na verdade, na minha opinião, se dentro da nossa sala, proporcionarmos um ambiente agradável, que desperte para a curiosidade e para o interesse de diferentes "actividades científicas" provavelmente teremos pequenos verdadeiros cientistas e talvez, quem sabe, futuros homens e mulheres que tenham espírito crítico, competências e motivações que possam de uma forma consciente lidar com os problemas.

8 Comments:

At 1:10 AM, Blogger Fátima Silva said...

Já havia visitado o teu blog e postado um comentário. De novo, te felicito, encorajo e desafio a mostrar o muito que se produz no Jardim de Infância.
As imagens que utilizas são muito sugestivas, bem como as reflexões que produzes.
Na minha opinião só se desenvolvem competências nas crianças, desafiando-as a descobrir através da experimentação. O papel do educador torna-se preponderante na disponibilização de momentos ricos para satisfazer os interesses e necessidades de conhecimento da criança nos diversos âmbitos da ciência.

Parabéns pelo teu blog e continua a maravilhar-nos com os feitos dos teus meninos.

 
At 8:40 AM, Blogger Cidalia said...

É isso mesmo Fátima.... o papel do educador/professor é fundamental! Se todos os profissionais de educação, tivermos em atenção esta RESPONSABILIDADE, é muito provável passarmos a ouvir "Mãe que bom... hoje é dia de ir para a escola!"

 
At 11:39 AM, Blogger Ana Isabel Godinho said...

Acho essa temática muito interessante e a forma como tu a exploras ainda mais!
Volto a frisar, aquilo que tu já sabes, que é necessário criar uma determinada literacia cientifica e ambiental nos Jardins de Infância, passando claro está, por criar essa mesma literacia nos Educadores de Infancia e nos que ainda estão em formação nas Universidades.
Parabéns, gostei muito das fotos!

Ana Isabel

 
At 11:51 AM, Blogger elisabete said...

Cidália , parabéns pelo teu blog, acho que se está na hora de mudar o rumo da educação, estou certa de que estás a contribuir para essa mudança.
O que os nossos meninos mais precisam é fazer experiências, contactar com este mudo real e aprender a conhecê-lo desde pequeninos, cheirar, tocar, manipular, são fundamentais para o "crescimento".
Força, para a frente com essas experiências afinal o Einestein foi um uma criança igual a muitas outras que estão na tua sala!
Já fizeste a tua aula de culinária?
A cozinha é um autêntico laboratório!.. Experimenta...
Elisabete

 
At 1:24 PM, Blogger Cidalia said...

Ana e Elisabete. Obrigada pelos comentários.
Quanto a aula de culinária, faço-a todas as quintas feiras mas ainda não estou a tirar o verdadeiro sentido desta estratégia (valor nutricional dos alimentos, diferenças de estados dos ingredientes, etc. Bem, com alguém disse... é preciso é começar!

 
At 10:47 PM, Blogger Cristina Mendonça said...

oi cid!
A foto está deliciosa! Aqueles frasquinhos todos e tantos "compostos" pra serem misturados...Ai, até me deu vontade de me sentar no meio das crianças e brincar toda a tarde(em vez de fazer o trab da P.C.)...
será que a "loucura" actual do mundo advém da falta de práticas/ensino "experimental" desde os primeiros anos? Se assim fosse, bastaria esperar que as nossas criancinhas crescessem...

 
At 5:45 PM, Blogger TF said...

O ensino das ciências no pré-escolar e no 1º ciclo parece-me fundamental. Em Portugal há um grande investimento para fazer e um longo caminho a percorrer, tanto quanto sei!
Parabéns por este espaço e pela reflexão que permite na busca desse caminho!
Teresa Faria

 
At 6:46 AM, Blogger Unknown said...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ

 

Post a Comment

<< Home

Estou no Blog.com.pt Mais Blog