De pequenino se torce o pepino: à descoberta da ciência
Será que as crianças mais pequenas, conseguem fazer descobertas científicas?
Será que as crianças mais pequenas podem ser pequenos (em tamanho) verdadeiros cientistas?
Estas perguntas desde a algum tempo para cá têm-me inquietado um pouco, dentro da minha prática educativa. Walters (1999) refere:
“(...) a familiaridade com a ciência deve começar desde as idades mais baixas.
“(...) a familiaridade com a ciência deve começar desde as idades mais baixas.
Para as crianças do ensino pré-escolar e básico, não se deve tratar de ensinar ciência, no sentido convencional, mas sim de despertar a curiosidade, o gosto de sentido de observação do mundo à nossa volta.”
Na verdade, na minha opinião, se dentro da nossa sala, proporcionarmos um ambiente agradável, que desperte para a curiosidade e para o interesse de diferentes "actividades científicas" provavelmente teremos pequenos verdadeiros cientistas e talvez, quem sabe, futuros homens e mulheres que tenham espírito crítico, competências e motivações que possam de uma forma consciente lidar com os problemas.
6 Comments:
Já havia visitado o teu blog e postado um comentário. De novo, te felicito, encorajo e desafio a mostrar o muito que se produz no Jardim de Infância.
As imagens que utilizas são muito sugestivas, bem como as reflexões que produzes.
Na minha opinião só se desenvolvem competências nas crianças, desafiando-as a descobrir através da experimentação. O papel do educador torna-se preponderante na disponibilização de momentos ricos para satisfazer os interesses e necessidades de conhecimento da criança nos diversos âmbitos da ciência.
Parabéns pelo teu blog e continua a maravilhar-nos com os feitos dos teus meninos.
É isso mesmo Fátima.... o papel do educador/professor é fundamental! Se todos os profissionais de educação, tivermos em atenção esta RESPONSABILIDADE, é muito provável passarmos a ouvir "Mãe que bom... hoje é dia de ir para a escola!"
Acho essa temática muito interessante e a forma como tu a exploras ainda mais!
Volto a frisar, aquilo que tu já sabes, que é necessário criar uma determinada literacia cientifica e ambiental nos Jardins de Infância, passando claro está, por criar essa mesma literacia nos Educadores de Infancia e nos que ainda estão em formação nas Universidades.
Parabéns, gostei muito das fotos!
Ana Isabel
Cidália , parabéns pelo teu blog, acho que se está na hora de mudar o rumo da educação, estou certa de que estás a contribuir para essa mudança.
O que os nossos meninos mais precisam é fazer experiências, contactar com este mudo real e aprender a conhecê-lo desde pequeninos, cheirar, tocar, manipular, são fundamentais para o "crescimento".
Força, para a frente com essas experiências afinal o Einestein foi um uma criança igual a muitas outras que estão na tua sala!
Já fizeste a tua aula de culinária?
A cozinha é um autêntico laboratório!.. Experimenta...
Elisabete
Ana e Elisabete. Obrigada pelos comentários.
Quanto a aula de culinária, faço-a todas as quintas feiras mas ainda não estou a tirar o verdadeiro sentido desta estratégia (valor nutricional dos alimentos, diferenças de estados dos ingredientes, etc. Bem, com alguém disse... é preciso é começar!
O ensino das ciências no pré-escolar e no 1º ciclo parece-me fundamental. Em Portugal há um grande investimento para fazer e um longo caminho a percorrer, tanto quanto sei!
Parabéns por este espaço e pela reflexão que permite na busca desse caminho!
Teresa Faria
Post a Comment
<< Home