11.24.2005

Um ambiente organizado para as experiências


30 Comments:

At 4:19 PM, Blogger Desambientado said...

Cidália.

Sem dúvida que a ciência necessita de um espaço no Jardim de Infância, sem dúvida que o Educador precisa ter no "seu coração" um bocadinho de espaço para a ciência e sem dúvida que a ciência se faz com paixão.
Um começo é sempre sinal de uma grande esperança.

 
At 7:08 PM, Blogger Cidalia said...

Pois... um começo.... Só tenho pena que muitos dos docentes (educadores/professores) nem se quer destinam algum tempo dentro da aula/ actividades para a exploração, problematização e sistematização de "inquietações" naturais da idade dos nossos alunos.

 
At 8:36 PM, Blogger elisabete said...

Pois bem Cidália
Aqui está uma forma de contribuires para essa mudança de atitude por parte de alguns docentes.Mostrando e falando sobre as coisas que fazes, acaba por contagiar mais tarde ou mais cedo.
Só tenho pena que não chegue a certas mentalidades.(sabes a quem me estou a referir?)

 
At 7:51 PM, Blogger Cristina Mendonça said...

Há que incutir nos mais novos o prazer de descobrir, o gosto de aprender, o gozo de imaginar e de magicar. É preciso que as novas gerações sintam a necessidade de mudar, de arriscar, de transformar, pois só assim se poderá obter uma atitude de abertura em relação aos outros e ao mundo e ao ambiente.
E quanto mais cedo se começar, tanto melhor. Porque será que só alguns é que pensam assim? Não é óbvia essa necessidade?

 
At 6:44 PM, Blogger Fátima Silva said...

Então Cidália, a tua sala está linda, organizada por forma a permitir uma diversidade de aprendizagens, a partir da experimentação.
Então quando é que nos contas mais coisas dos teus meninos?

 
At 9:28 PM, Blogger Ana Isabel Godinho said...

Cidália ao ver e ler o teu blog veio-me à cabeça um velho provérbio chinês, que acho que se adequa ao que tu pretendes:
"Se estás a pensar com um ano de avanço,
Semeia.
Se estás a pensar com dez anos de avanço,
Planta uma árvore.
Se estás a pensar com cem anos de avanço,
Educa um povo."

Ana Isabel

 
At 1:16 AM, Blogger Cidalia said...

Fátima...projectos não me faltam para este blog. Depois de Dezembro prometo mais.

Ana.... sempre com um pensamento daqueles.....Eu agora não quero educar um povo... só espero que pelo menos eu consiga educar 2 estagiários.

 
At 1:26 AM, Blogger Cidalia said...

Cristina comodismo será a resposta.
Um dos grandes males da nossa sociedade. O pior é que isto afecta uma grande parte dos indivíduos. Falta de motivação da classe docente? Não estamos totalmente bem, mas estamos melhores do que os colegas de África. Falta de conhecimento? Não...os meios de comunicação, a net. É mesmo comodismo gerado de um individualismo que começa a infiltrar nas raízes da nossa sociedade. Solução? Para as ervas daninhas o meu avô colocava sal de moura mas aqui, nesta nossa sociedade, acho que já existe sal e fel suficiente... Só nós educadores/professores consciencializados é que poderemos lançar sementes nas nossas crianças de modo que as raízes destas estejam já de tal forma "modificadas geneticamente em laboratório" que consigam alterar esta nossa sociedade.

 
At 4:50 PM, Blogger Desambientado said...

Cidália.
Quisera,
Senhor neste
Natal, ornar uma
árvore dentro do meu
coração, e nela pendurar
em vez de presentes, os nomes
de amigos. Os de longe e os de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo cada dia e os que raramente encontro. Os das
horas difíceis e os das horas alegres. Meus amigos humildes e meus amigos importantes. Os que sem querer magoei, ou sem querer me magoaram.Os que pouco me devem e aqueles a quem devo muito.
Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida. Que seja uma árvore de raízes muito
profundas para que seus nomes nunca sejam arrancados do
meu coração. De ramos muitos extensos para que novos nomes,
vindos de todas as partes, venham juntar-se aos existentes.
De sombras muito
agradáveis
para que a
nossa Amizade
seja um momento
de repouso
nas lutas
da Vida.

Tenho pena que tão belas palavras não sejam minhas, mas sinto-as como se o fossem. Aqui fiz meia árvore, a outra meia árvore é construída por vocês que me ajudam a a crescer no Desambientado.
Bom Natal.

 
At 7:37 PM, Blogger Desambientado said...

Para quando um novo post?

 
At 5:32 PM, Blogger TF said...

Entrei por aqui a partir do desambientado e gostei. Faltam imensos espaços de partilha para nós professores e educadores falarmos e trocarmos as nossas experiências. Também sou prof mas de FQ 3º ciclo e agora ando a trabalhar com colegas também de 1º ciclo e JI em coisas com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Escola. Neste momento estamos a preparar um site com recursos virtuais sobre actividades experimentais de ciência para estes níveis de ensino. Logo que esteja publicado divulgarei e gostava imenso do vosso feedback. Aproveito para divulgar o blog de uma das minhas colegas sobre as TIC no 1º ciclo http://ticnoprimeirociclo.blogs.sapo.pt/ . Agradecemos os vossos comentários.
Teresa Faria

 
At 9:33 PM, Blogger Cidalia said...

Cara Teresa
Desde já obrigada pelos seus comentários.
Nós no mestrado de Educação Ambiental, um grupo de três alunas, no qual me incluo, fizemos um cd interactivo subordinado a aspectos ambientais. Parece que a nossa secretaria de Educação e Cultura - Açores, vai "aprimorar" este nosso cd. Pensamos que é um óptimo recurso, principalmente a nível do pré-escolar, no que diz respeito as TIC. Caso esteja interessada é só entrar em contacto.

 
At 10:44 PM, Blogger TF said...

Olá Cidália
Obrigada pela resposta ao meu comentário.
Claro que gostava de ter acesso a esse vosso CD. Nós temos poucos recursos genuinamente portugueses para JI e 1º ciclo e elaborados pelas pessoas que trabalham na área e que conhecem bem o terreno. Já agora, logo que o tenham aprimorado agradecia o contacto para combinarmos uma forma. Deixo o meu email tfaria@clix.pt

 
At 10:04 AM, Blogger Desambientado said...

Bom.

Isto é um comentário para a Teresa.
Podes crer o CD é mesmo muito bom.

 
At 7:48 PM, Blogger TF said...

Não querem publicar também num site para ficar mais visível e universal?
Teresa

 
At 9:04 AM, Blogger Desambientado said...

Teresa.

Essa resposta decerá ser dada pela Cidália.

 
At 9:03 PM, Blogger Cidalia said...

Olá Teresa
Um site seria espectacular!!! Aliás a minha futura tese de mestrado(e que futura...) pretendo implementar uma comunidade para os interessados (docentes, alunos, etc... Dr. Félix....)sobre esta materia. A comunidade chama-se "Agir Ambientalmente".

Nome eu já tenho, organização também (estou a espera dos comentários de um grande senhor que me ajudou nestas coisas.... Tá a ouvir Dr. Nelson?)e depois é só colocar para andar.

Dr. Félix... posts já estão para breve.
Imprevistos familiares dificultaram-me a vida e, estudar para a melhoria de nota de Sistemas Ecológicos, também não ajudou nada.

Até ao final desta semana tem alguma coisa.

Obrigado a ambos por contribuirem no medu blog

 
At 9:04 PM, Blogger Cidalia said...

Olá Teresa
Um site seria espectacular!!! Aliás a minha futura tese de mestrado(e que futura...) pretendo implementar uma comunidade para os interessados (docentes, alunos, etc... Dr. Félix....)sobre esta materia. A comunidade chama-se "Agir Ambientalmente".

Nome eu já tenho, organização também (estou a espera dos comentários de um grande senhor que me ajudou nestas coisas.... Tá a ouvir Dr. Nelson?)e depois é só colocar para andar.

Dr. Félix... posts já estão para breve.
Imprevistos familiares dificultaram-me a vida e, estudar para a melhoria de nota de Sistemas Ecológicos, também não ajudou nada.

Até ao final desta semana tem alguma coisa.

Obrigado a ambos por contribuirem no medu blog

 
At 9:52 PM, Blogger Ana Isabel Godinho said...

Teresa:
Pode acreditar que o Cd está mesmo giro e interessante! Foi fruto de muito trabalho... e a Cidália é especilista nestas coisas das experiências!

Cidália:
Ah! com que então "Agir Ambientalmente"!!!!!!!!! Já percebi a recolha de blogs...ácho uma excelente ideia...força!! Com isso contribuirás certamente não para plantar uma árvore mas uma floresta...de certeza!
Beijinhos

Ana Isabel

 
At 10:44 PM, Blogger TF said...

Estou curiosa para conhecer o Cd. A ideia de uma comunidade virtual (penso que é disso que fala) para trabalhar estas coisas também me parece da máxima importância. Neste momento já existem algumas ferramentas tecnológicas que nos facilitam a vida, os blogs podem ser um começo mas as plataformas têm muitas potencialidades. Força! vão em frente!! Precisamos de mais do vosso entusiasmo no sistema! ... e já agora do vosso trabalho e dos recursos que produzirem, também.

 
At 6:50 PM, Blogger Cidalia said...

Ana
Parece que eu já tenho muita fama nestas coisas das experiências mas, não é bem assim....
Cada vez acho que sei menos e dependendo dos grupos que tenho no jardim de infância, cada ano surge uma reacção nova por parte das crianças, portanto acho que estás a enaltecer demais a minha pessoa....

Agir Anbientalmente é para ir para a frente só que vou necessitar de muitos apoios e tempo e não sei como vou me "desvencilhar"

Teresa,
Se quiseres agora uma amostra do cd, penso que a Ana e a Natália não se vão importar de eu te mandar(Pois não colegas??), eu envio-te.

 
At 8:32 PM, Blogger Ana Isabel Godinho said...

Cidália:
Não me oponho nada a que envies o CD, contudo seria melhor enviar a versão definitiva e aprimorada e ficava oferecido de vez, ...até porque agora tem que ter lá o logotipico da srec,pelo apoio técnico, não achas?
Talvez fosse mais prudente mandar só um ou dois jogos para a/o Tf perceber mais ou menos de que se trata.

Ana Isabel

 
At 8:58 AM, Blogger Desambientado said...

Olá meninas.
Cidália, Ana, Teresa.

Esta discussão está interessantíssima. Cidália, força é uma coisa que não te falta. Ana, não conheces a Teresa, mas ela é uma pessoa expectacular, simples, simpática e muito dinâmica, curiosamente muito parecida com vocês, se não fosse assim, não teria parado aqui.
Se a Teresa precisar do CD para alguma coisa já, não há qualquer risco em o cederem, no entanto se não precisar, penso que a versão final é a mais aconselhada.

beijinhos para as três.

 
At 7:57 PM, Blogger oooooo said...

Como aluna do 1 ano do curso de educaçao de infancia e, acima de tudo, como cidadã, julgo que o mundo da ciencia deve ser descoberto desde a mais tenra idade. Sao as pequenas experiencias, para muitos adultos sem singificado, que contribuem para a formaçao dos cidadaos do amanha conscientes do mundo que os rodeia (ou pelo menos deveria ser assim).
Com isto dou à Cidália, os meus parabens por estar a desenvolver este projecto.
Estou disponivel à partilha de ideias consigo pois gostaria de desenvolver um "mini laboratorio" com crianças num futuro próximo.

 
At 8:08 PM, Blogger Cidalia said...

Olá Light Moon!

È um prazer recebe-la aqui no meu blog.

Quantos aos seus comentários de facto estou de acordo com eles.

Quanto a partilhas de experiências, também estou disponível para patilhá-las contigo.

Actualmente, estou na fase de "Como colocar as crianças, que estão num grupo heterogêneo de idades, a realizarem experiências sozinhas de modo a retirarem conclusões"

È complicado mas,o desafio é aliciante!

 
At 2:26 PM, Blogger oooooo said...

ora viva novamente!Peço desculpa por não ter aparecido mais cedo. Quanto a esse desafio parece-me interessante pois estou neste momento a preparar uma visita ao Jardim de infancia da zona onde moro, para "dar uma aula de ciencia" e o grupo é heterogeneo (3-5 anos) o que me preocupa um pouco é o facto como darei a explicaçao as crianças de diferentes idades.
se tiver recurso de mensenger gostaria de falar deste e outros assuntos...=)
deixo desde já o meu contacto: darkmoon_girl@hotmail.com

 
At 7:23 PM, Blogger M. Joao Fonseca said...

Ola

Andava eu na net a fazer uma pesquisa sobre experiencias a realizar com crianças do pre-escolar, quando vos encontre e fiquei SUPER feliz!!
Sou educadora e estou com muita vontade de criar um espaço na sala onde as crianças possam ter contacto com as ciencias: fazer experiencias e descobertas, mas preciso de ajuda!! O grupo é Vertical e a verba não é muita, mas de certo terão NNN sugestões para me dar.
Percebo pouco disto dos blogs... mas vou tentar de qualquer das formas fica aqui o meu mail!!
Obrigada!!
fonseca.mj@gmail.com

 
At 10:54 AM, Anonymous Anonymous said...

Very nice site! » »

 
At 7:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Very nice site! »

 
At 6:46 AM, Blogger Unknown said...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ

 

Post a Comment

<< Home

Estou no Blog.com.pt Mais Blog