As nossas descobertas na ribeira - Parte I

Muitas das experiências que podem ocorrer dentro da sala de aula, poderão surgir a partir de situações diárias, como por exemplo, as visitas de estudo ou, como eu prefiro dizer, “dos nossos passeios”.
A ideia de relatar esta minha “experiência”, surgiu depois de eu ter visitado o blog da minha colega Luzia, no qual havia um post que abordava o tema das ribeiras, no caso a `Ribeira de S. Roque.
Antes de começar o relato destes passeios partilho convosco um pensamento:
A ideia de relatar esta minha “experiência”, surgiu depois de eu ter visitado o blog da minha colega Luzia, no qual havia um post que abordava o tema das ribeiras, no caso a `Ribeira de S. Roque.
Antes de começar o relato destes passeios partilho convosco um pensamento:
“Aprender pressupõe um processo pessoal e activo de construção de conhecimento. Esta perspectiva construtivista opõe-se à concepção do sujeito receptor passivo de saberes transmitidos e supõe que, em qualquer processo de ensino e de aprendizagem, o aluno deva ser considerado um sujeito activo, possuidor de vivências e objectivos próprios que lhe permitem interagir com o meio físico e social e que condicionam, de forma decisiva, as novas aprendizagens”
Isabel Martins e Luísa Veiga
Partindo do pressuposto criança ser activo, possuidor de vivências próprias, no ano lectivo, estando a exercer as minhas funções no jardim de infância da Casa da Ribeira –Ilha Terceira, Açores, resolvi em conjunto com o meu grupo de crianças, sair da sala e partirmos à descoberta daquela ribeira que, estava ali, mesmo ao lado da escola e até pertencia as casas dos meninos que frequentavam o jardim de infância.
Todas as quartas-feiras (menos aquelas que o tempo não permitia) íamos ver a nossa ribeira.
Todas as quartas-feiras (menos aquelas que o tempo não permitia) íamos ver a nossa ribeira.
Desde descobrir quais os animais que existiam na ribeira como cabras, galinhas, cavalos e burros (uns têm asas, outros não têm; uns têm 4 patas outros 2, uns são maiores outros são menores), como observar as plantas da ribeira (algumas tivemos que trazer para a sala, para podermos observar melhor com a nossa lupa, para depois podermos agrupá-las e seriá-las pelo tamanho, cor ou mesmo pela forma das folhas)

Até tentamos descobrir como era a água da nossa ribeira.
O Dário com muito cuidado encheu um frasquinho com água do fundo da ribeira e depois, o Bruno encheu outro frasco com água logo de cima.
Na sala antes de observarmos melhor os dois frascos coloquei a pergunta “Será que podemos beber esta água?” “Não” foi a resposta uníssona daquele grupo que já sabia mais de ribeiras do que eu mas quando eu pergunto “Como é que vocês sabem isso?” , a resposta torna-se mais complicada.
Peço entretanto ao grupo um breve olhar para os nossos dois frascos e ainda encho, um terceiro com água da garrafa que temos na sala para beber água.
Sem fazermos algum tipo de análise química, pudemos constatar, que tanto a água do fundo da ribeira (escura, com terra) como a água de cima (no fundo do frasco havia uns bichinhos esquisitos, dizia-me uma criança) não pareciam “limpas” como a água que usamos para beber.
È certo que todas as crianças sabiam que aquela água não era própria para elas beberem mas descobrir porque, foi um tanto divertido para este grupo.
Os frascos da água na nossa ribeira permaneceram durante algumas semanas na nossa sala pois, era a prova viva das afirmações do grupo. Além do mais, serviram de “modelos” para diferentes registos daquela nossa experiência.
È certo que todas as crianças sabiam que aquela água não era própria para elas beberem mas descobrir porque, foi um tanto divertido para este grupo.
Os frascos da água na nossa ribeira permaneceram durante algumas semanas na nossa sala pois, era a prova viva das afirmações do grupo. Além do mais, serviram de “modelos” para diferentes registos daquela nossa experiência.
Considero que acções como estas, de interacção com o meio condicionam, novas aprendizagens.
Resta agora saber se são decisivas ou não para o futuro da criança. Qual é a sua opinião?
16 Comments:
Adorei este post. Interessantíssimo.
E assim se fazem experiências de poluição da água no pré-escolar.
Cidália, outro assunto: A Azoriana está a organizar um encontro de bloguistas da Terceira. Participas? É no dia 11 de Março.
Dr Félix, obrigada pela sua visita.
Olha que o termo técnico "poluição da água" não me tinha ocorrido... que interessante!
Em que consiste este encontro?
Viva Cidália. O teu blog está um espanto, cheio de novos instrumentos. Parabéns! O teu sol também é um mimo.
Gostei bastante do relato da tua experiência à ribeira com os teus meninos.
Acho que essas são experiências são decisivas para a implementação da consciência ecológica na sociedade. A educação ambiental só é assumida, creio eu, se for desenvolvida nos alunos através de actividades, projectos... significativos. À semelhança da que fizeste com os teus meninos.
Olá Fátima
De facto estas experiências que eu consigo implementar têm por trás uma metodologia de trabalho - O modelo do MEM- a qual ajuda-me muito a obter projectos e resultados deste teor.
Aliás, tu já disso também sabes como é.
Sobre os novos instrumentos, devo-os a ti, pela informação que me deste.
Espero que este sol do meu blog radie muita energia e luz para quem o ler.
Obrigada pela visita.
Mensagem muito bonita a tua. Obrigada pelo calor que nos ofereces quando te visitamos.
Quanto ao encontro, não sei exactamente em que consiste, mas pode ser uma rede interessante.
Dr Félix, pena que o encontro é num sábado.... para mim é mais complicado....
Não tinha reparado. A maioria das pessoas de facto está mais disponível ao Sábado.
Eu não faço parte da organização.
Bom fim de semana.
Pois isso é verdade Dr. Félix. Mas comigo é complicado por causa dos filhos..... mas vamos ver.
Até quando temos que confirmar?
Não sei até quando se tem que confirmar. O melhor será perguntar à Azoriana, tem o blog dela na minha página.
Ok.
Obrigada Dr. Félix
This is very interesting site... » » »
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Bextra high Video games cause obesity breast cancer different type Farmer+insurance+oklahoma+city craps Blackberry 7130 forums connecticut culinary school in connecticut hummer rental breast enlargement wallpaper Ford high range sensor Worm dog hole game finger topamax pharmacology 2005 mazda rx 7 subaru 22b parts Small businesses business health insurance in kansas Lucent voip propecia and breast tenderness message board eyeglasses anti glare Best big boobs contest
Very nice site! suzuki motorcycle after market parts water iron filters Send wallpaper to phone for free
Cool blog, interesting information... Keep it UP services incorporation latin medical terms Absolutely free adware and popup blocker downloads
Casino Sites with Bonuses and No Deposit Bonus 2021
Casino 바카라노하우 Sites With Bonuses and No 룰렛 Deposit 먹튀 랭크 Bonuses 2021 · 1. Red Dog Casino 바카라게임사이트 · 2. InterTops Casino · 사다리 게임 사이트 3. Slotocash Casino · 4. 888 Casino.
Post a Comment
<< Home