1.23.2006

As nossas descobertas na ribeira - Parte I


Muitas das experiências que podem ocorrer dentro da sala de aula, poderão surgir a partir de situações diárias, como por exemplo, as visitas de estudo ou, como eu prefiro dizer, “dos nossos passeios”.
A ideia de relatar esta minha “experiência”, surgiu depois de eu ter visitado o blog da minha colega Luzia, no qual havia um post que abordava o tema das ribeiras, no caso a `Ribeira de S. Roque.
Antes de começar o relato destes passeios partilho convosco um pensamento:

“Aprender pressupõe um processo pessoal e activo de construção de conhecimento. Esta perspectiva construtivista opõe-se à concepção do sujeito receptor passivo de saberes transmitidos e supõe que, em qualquer processo de ensino e de aprendizagem, o aluno deva ser considerado um sujeito activo, possuidor de vivências e objectivos próprios que lhe permitem interagir com o meio físico e social e que condicionam, de forma decisiva, as novas aprendizagens”
Isabel Martins e Luísa Veiga
Partindo do pressuposto criança ser activo, possuidor de vivências próprias, no ano lectivo, estando a exercer as minhas funções no jardim de infância da Casa da Ribeira –Ilha Terceira, Açores, resolvi em conjunto com o meu grupo de crianças, sair da sala e partirmos à descoberta daquela ribeira que, estava ali, mesmo ao lado da escola e até pertencia as casas dos meninos que frequentavam o jardim de infância.
Todas as quartas-feiras (menos aquelas que o tempo não permitia) íamos ver a nossa ribeira.

Desde descobrir quais os animais que existiam na ribeira como cabras, galinhas, cavalos e burros (uns têm asas, outros não têm; uns têm 4 patas outros 2, uns são maiores outros são menores), como observar as plantas da ribeira (algumas tivemos que trazer para a sala, para podermos observar melhor com a nossa lupa, para depois podermos agrupá-las e seriá-las pelo tamanho, cor ou mesmo pela forma das folhas)



Até tentamos descobrir como era a água da nossa ribeira.
O Dário com muito cuidado encheu um frasquinho com água do fundo da ribeira e depois, o Bruno encheu outro frasco com água logo de cima.
Na sala antes de observarmos melhor os dois frascos coloquei a pergunta “Será que podemos beber esta água?” “Não” foi a resposta uníssona daquele grupo que já sabia mais de ribeiras do que eu mas quando eu pergunto “Como é que vocês sabem isso?” , a resposta torna-se mais complicada.
Peço entretanto ao grupo um breve olhar para os nossos dois frascos e ainda encho, um terceiro com água da garrafa que temos na sala para beber água.
Sem fazermos algum tipo de análise química, pudemos constatar, que tanto a água do fundo da ribeira (escura, com terra) como a água de cima (no fundo do frasco havia uns bichinhos esquisitos, dizia-me uma criança) não pareciam “limpas” como a água que usamos para beber.
È certo que todas as crianças sabiam que aquela água não era própria para elas beberem mas descobrir porque, foi um tanto divertido para este grupo.
Os frascos da água na nossa ribeira permaneceram durante algumas semanas na nossa sala pois, era a prova viva das afirmações do grupo. Além do mais, serviram de “modelos” para diferentes registos daquela nossa experiência.

Considero que acções como estas, de interacção com o meio condicionam, novas aprendizagens.
Resta agora saber se são decisivas ou não para o futuro da criança. Qual é a sua opinião?

16 Comments:

At 2:10 PM, Blogger Desambientado said...

Adorei este post. Interessantíssimo.
E assim se fazem experiências de poluição da água no pré-escolar.

Cidália, outro assunto: A Azoriana está a organizar um encontro de bloguistas da Terceira. Participas? É no dia 11 de Março.

 
At 4:21 PM, Blogger Cidalia said...

Dr Félix, obrigada pela sua visita.

Olha que o termo técnico "poluição da água" não me tinha ocorrido... que interessante!

Em que consiste este encontro?

 
At 12:40 AM, Blogger Fátima Silva said...

Viva Cidália. O teu blog está um espanto, cheio de novos instrumentos. Parabéns! O teu sol também é um mimo.
Gostei bastante do relato da tua experiência à ribeira com os teus meninos.
Acho que essas são experiências são decisivas para a implementação da consciência ecológica na sociedade. A educação ambiental só é assumida, creio eu, se for desenvolvida nos alunos através de actividades, projectos... significativos. À semelhança da que fizeste com os teus meninos.

 
At 4:57 PM, Blogger Cidalia said...

Olá Fátima

De facto estas experiências que eu consigo implementar têm por trás uma metodologia de trabalho - O modelo do MEM- a qual ajuda-me muito a obter projectos e resultados deste teor.
Aliás, tu já disso também sabes como é.
Sobre os novos instrumentos, devo-os a ti, pela informação que me deste.
Espero que este sol do meu blog radie muita energia e luz para quem o ler.

Obrigada pela visita.

 
At 11:23 PM, Blogger Fátima Silva said...

Mensagem muito bonita a tua. Obrigada pelo calor que nos ofereces quando te visitamos.

 
At 8:38 PM, Blogger Desambientado said...

Quanto ao encontro, não sei exactamente em que consiste, mas pode ser uma rede interessante.

 
At 9:51 PM, Blogger Cidalia said...

Dr Félix, pena que o encontro é num sábado.... para mim é mais complicado....

 
At 8:45 AM, Blogger Desambientado said...

Não tinha reparado. A maioria das pessoas de facto está mais disponível ao Sábado.
Eu não faço parte da organização.

Bom fim de semana.

 
At 10:58 AM, Blogger Cidalia said...

Pois isso é verdade Dr. Félix. Mas comigo é complicado por causa dos filhos..... mas vamos ver.
Até quando temos que confirmar?

 
At 8:17 PM, Blogger Desambientado said...

Não sei até quando se tem que confirmar. O melhor será perguntar à Azoriana, tem o blog dela na minha página.

 
At 10:07 PM, Blogger Cidalia said...

Ok.
Obrigada Dr. Félix

 
At 3:52 PM, Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... » » »

 
At 8:02 PM, Anonymous Anonymous said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Bextra high Video games cause obesity breast cancer different type Farmer+insurance+oklahoma+city craps Blackberry 7130 forums connecticut culinary school in connecticut hummer rental breast enlargement wallpaper Ford high range sensor Worm dog hole game finger topamax pharmacology 2005 mazda rx 7 subaru 22b parts Small businesses business health insurance in kansas Lucent voip propecia and breast tenderness message board eyeglasses anti glare Best big boobs contest

 
At 7:16 AM, Anonymous Anonymous said...

Very nice site! suzuki motorcycle after market parts water iron filters Send wallpaper to phone for free

 
At 10:04 PM, Anonymous Anonymous said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP services incorporation latin medical terms Absolutely free adware and popup blocker downloads

 
At 6:47 AM, Blogger Unknown said...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ

 

Post a Comment

<< Home

Estou no Blog.com.pt Mais Blog