O resultado das caixas de opinião

Todos foram unânimes em afirmar que a implementação do conhecimento científico na escola é importante, iniciando-se desde os níveis mais inferiores da educação.
Quanto a opinião sobre onde se verificam as aprendizagens mais vividas pela criança:
* 80% consideram que é no jardim de infância que as aprendizagens são mais vividas (Yes!!) ;
* 5% entendem que é no 1º ciclo e
* 15% acham que em todos os níveis, as aprendizagens são vividas.
Embora o número de participantes em ambas caixas de opinião não constitua uma amostra de grande amplitude, podemos verificar que a implementação do conhecimento científico é importante e que o jardim de infância é a instituição que proporciona aprendizagens “mais sentidas”.
Aos votantes, muito obrigada pela vossa participação.
16 Comments:
Cidália.
Gostei muito do teu (yes). Pois é mesmo interessante o resultado e também constitui uma grande responsabilidade.
Adorei as fotografias, principalmente aquela da menina que está a espreitar pelo microscópio.
Acredito que as primeiras idades são cruciais para abrir o apetite a qualquer tipo de conhecimento, entre os quais o conhecimento científico.
Desafiar a mente a perscrutar os segredos do meio que a rodeia é dotá-la de mecanismos capazes de criar e revolucionar o próprio conhecimento.
O mundo avança pela diferença, pelo questionamento, pela curiosidade e inquietude...
Essa tua persistência em acreditar nas potencialidades das tuas crianças vai ser altamente compensadora.
Muita força para continuares com aquilo em que acreditas e a promover à tua volta espaços de discussão que serão, com certeza, promotores de cada vez maior qualidade pedagógica.
Beijinhos.
Olá Fátima.
Estou vendo que estás como eu: só bem a noitinha é que podemos dar uma corrida pelos blogs!
Bem, quanto aos teus comentários, vamos por partes.
O meu "Yes" é quase como que um "muito obrigada" por acreditar no Jardim de Infância.
É pena que muito boa gente (às vezes colegas mesmo nossas) considerem que o JI é apenas um local para as crianças estarem entretidas.
Os 80% são significativos para mim porque, na minha análise, significa que, se as aprendizagens são vividas por conseguinte são construídas pela própria criança e, é isso, para mim, é que deve ser o centro de todo o nosso sistema educativo: uma construção pelo própiro, um aprender a aprender.
Como tu dizes e, estou de pleno acordo, desafiar a mente é "dotá-la de mecanismos capazes de criar e revoluionar o próprio conhecimento".
Quanto a força que me incentivas, todos os dias ela cresce um pouco mais, não seja só pelos "porquês" constantes que surgem nestes pequenos seres férteis em energia.
Obrigada por passares por aqui.
Cidália:
Este blog está mesmo muito bom e instrutivo!
Para todos os que têm dúvidas que é no Jardim de Infância que se fazem as grandes aprendizagens...aqui está o registo de que fazer ciência no pré-escolar é possivel...mais É FUNDAMENTAL! Já dizia Gedeão "O mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos duma criança"...
Beijocas
Ana Isabel
Oi Ana
Pois é, segundo grande parte dos meus visitantes, é mesmo no jardim de infância que se fazem grandes aprendizagens. Disso eu já não tinha dúvida. Precisava apenas das "provas".
jinhos
Ninguém se esquece dos cheiros da sua infância. Porque nos fica sempre o cheiro da "Escola do Primeiro ciclo" registado na memória? É porque certamente é de uma fase mais vivida e que estamos mais despertos.
Desta vez era para não comentar, mas não me consigo conter.
Pois é Desambientado.... sem dúvida que os primeiros anos são inesquecíveis, quer pelas experiências boas, quer também por algumas experiências não tão boas...(tô a lembrar-me de uns castigozinhos que apanhei!!).
Não frequentei o JI por isso, o nome dos colegas, as coisas que aprendi, o nome da tia da escola(era assim que chamávamos a professoras) ainda estão bem presentes. Acho, e a maioria dos visitantes do meu blog, que são nas primeiras instituições educativas, excluindo a família, que a criança adquire com mais significados para o resto da sua vida. Existe um autor (agora não me lembro do seu nome) que diz "Tudo o que aprendi, foi no jardim de Infância". Para aqueles que não tiveram jardim de infância, acho que o contexto da Escola do 1º ciclo se adapta perfeitamente.
Quanto a não comentar.... por favor... estou sempre a espera de um comentário seu!
Obrigada pela visita.
Cidália.
Pois, pois. Estou de acordo com o que dizes relativamente às sensações que passamos no jardim de infância. Quanto a comentários,...então passas no blog e não dizes nada...pensei que preferias que fizesse o mesmo. Ou não é essa a lógica?
Basta dizer, Oi.
Um beijinho e uma papoila.
Desambientado
Pois é verdade que passo por lá e às vezes não digo nada porque já alguém disse o que eu poderia dizer.
Fica combinado... nem que seja "estive aqui a ler e uns longos minutos a meditar sobre o post", eu irei dizer.
Obrigada pela papoila.
Jinhos
Cidália
Ps: Não se esqueça de responder ao meu e-mail "Recolha de opinião".
Cidália.
Já vi que cumpres a promessa. Desta vez passaste e deixaste qualquer coisa.
Quanto ao inquérito, de facto achei estranho não me teres enviado nada. O miguel perguntou-me se eu tinha recebido e de facto não recebi nada.
Se enviaste, não chegou. Podes enviá-lo de novo. Terei muito gosto em responder, mas não vou conseguir fazê-lo de imediato, até porque vou estar fora. Apenas dois dias.
Ok.
Na nova remessa eu envio.
Por favor, diga ao Dr. Miguel para responder-me porque, vocês que nos deram aulas, são peças chave para eu poder fazer o meu inquérito.
Uma boa saida e... não digo para fazer compras porque isso é de mulheres mas... aproveite um pouco.
Cidália
Direi.
Obrigado.
Muito interessante esta auscultação sobre os temas a abordar com as crianças. Vêm por aí propostas? Bem que estamos necessitados.
Deixo-te aqui um raminho de flores de Primavera para te agradecer a tua pronta e simpática participação no meu blog.
Sim Fátima vem, para a dissertação.
Obrigada pelo ramo.
Jocas, Cidália
Olá, Cidália
Olha só o que diz o Pedro Demo sobre esse assunto!
“É possível desenhar o alcance alternativo da pesquisa, que a tome como base não somente das lides científicas, mas também do processo de formação educativa, o que permitiria introduzir a pesquisa já na escola básica, a partir do pré-escolar e considerar atividade humana processual pela vida afora”.
Minha dissertação de mestrado foi sobre este problema.
Na nossa pré-escola desenvolvemos trabalhos nessa área e até ganhamos um prêmio com o "Começando a Pensar Com Ciência".
Esta é uma área de investimento em estudo e pesquisa pra mim.
Estou interessada na sua pesquisa!
Um grande abraço,
Inês
mãe gostei do teu blog
He missed the cut at the Buick Invitational, which he won in 2004 in another one of his comebacks, and didn't make it to the weekend at the FBR Open in Phoenix. PGA Three years ago, on the advice of Benoit Vincent, TaylorMade's vice president of research and development, King bet on movable weights as a means of making a more stable and forgiving driver. Full story, The Golf Channel. Nelson won 11 tournaments in a row in 1945, every tournament he entered for that period.
Post a Comment
<< Home