1.20.2008

Reflectir a vulcanologia no jardim-de-infância

Um dos dados recolhidos através do Questionário sobre Temáticas Ambientais é que um pouco mais de metade dos educadores (59.5%) que responderam a este questionário, considera que a explicação da génese das ilhas (tipos de erupções, vulcões,...) é um aspecto interessante para abordar no jardim-de-infância. Aliás, este foi o aspecto mais referido como interessante mas que, os educadores, não o fazem principalmente por falta de informação ("não estar preparada", "receio de não conseguir transmitir as informações precisas") ou falta de material.

Pois bem....

Sobre a falta de informação, sugiro que pesquisem:





Sobre o material.... não vou propor grandes aquisições mas vou-vos apresentar um trabalho realizado no ano lectivo 2004/2005, do qual poderão tirar algumas ideias.


Actividades realizadas no jardim de infância

A forma como as actividades foram construídas, privilegiou numa primeira fase o pequeno grupo, em trabalho de projecto, de forma que depois, os elementos deste pequeno grupo pudessem comunicar as suas aprendizagens aos restantes elementos.

1. A lenda das Sete Cidades
Através da história (e se algum professor do 1º ciclo estiver por aqui, poderá usar isto que, não é da minha autoria e que foi retirado da net) e execução dos adereços necessários e sua dramatização, teve-se como objectivo:

- evidenciar a actividade vulcânica nas ilhas
- apresentar o conceito de lava/magma
- nomear as diferentes partes constituintes do vulcão
- fazer notar as actividades associadas ao vulcanismo
- chamar a atenção para o tipo de erupção e os seus riscos



O surgimento de dúvidas é um processo sempre constante. Surgiram novas formas de exploração das inquietações produzidas das actividades anteriores:
- realização e visionamento do jogo (em computador) “Ilha de Jesus” (Objectivo: como nasce uma ilha)
- procura na biblioteca escolar de livros sobre vulcões (início do Projecto “Os vulcões”).

O desenvolvimento da capacidade de recolha e observação foi um dos aspectos privilegiados nesta fase.

Estou no Blog.com.pt Mais Blog