Reflectir a vulcanologia no jardim-de-infância
Um dos dados recolhidos através do Questionário sobre Temáticas Ambientais é que um pouco mais de metade dos educadores (59.5%) que responderam a este questionário, considera que a explicação da génese das ilhas (tipos de erupções, vulcões,...) é um aspecto interessante para abordar no jardim-de-infância. Aliás, este foi o aspecto mais referido como interessante mas que, os educadores, não o fazem principalmente por falta de informação ("não estar preparada", "receio de não conseguir transmitir as informações precisas") ou falta de material.
Pois bem....
Sobre a falta de informação, sugiro que pesquisem:
Sobre o material.... não vou propor grandes aquisições mas vou-vos apresentar um trabalho realizado no ano lectivo 2004/2005, do qual poderão tirar algumas ideias.
Actividades realizadas no jardim de infância
A forma como as actividades foram construídas, privilegiou numa primeira fase o pequeno grupo, em trabalho de projecto, de forma que depois, os elementos deste pequeno grupo pudessem comunicar as suas aprendizagens aos restantes elementos.
1. A lenda das Sete Cidades
Através da história (e se algum professor do 1º ciclo estiver por aqui, poderá usar isto que, não é da minha autoria e que foi retirado da net) e execução dos adereços necessários e sua dramatização, teve-se como objectivo:
Através da história (e se algum professor do 1º ciclo estiver por aqui, poderá usar isto que, não é da minha autoria e que foi retirado da net) e execução dos adereços necessários e sua dramatização, teve-se como objectivo:
- evidenciar a actividade vulcânica nas ilhas
- apresentar o conceito de lava/magma
- nomear as diferentes partes constituintes do vulcão
- fazer notar as actividades associadas ao vulcanismo
- chamar a atenção para o tipo de erupção e os seus riscos
O surgimento de dúvidas é um processo sempre constante. Surgiram novas formas de exploração das inquietações produzidas das actividades anteriores:
- realização e visionamento do jogo (em computador) “Ilha de Jesus” (Objectivo: como nasce uma ilha)
- procura na biblioteca escolar de livros sobre vulcões (início do Projecto “Os vulcões”).
O desenvolvimento da capacidade de recolha e observação foi um dos aspectos privilegiados nesta fase.
5 Comments:
Votos de Boa Páscoa e Boas reflexões.
Parabéns que trabalho magnifico, os meus alunos vão adorar fazer parecido.
surpresa pa ti no meu blog :)
Olá meninos e educadoras,
Parabéns pelo trabalho que desenvolveram. É um trabalho muito interessante e enriquecedor, pois a melhor forma de aprender é vivenciar as experiências.
Somos estagiárias de Ensino Básico 1º Ciclo, da Universidade do Minho em Braga, e ficamos muito interessadas nesta experiência e é uma possível experiência que vamos desenvolver com os nossos alunos.
Obrigada por partilharem estas actividades tão dinâmicas.
Beijinhos
Olá meninos e educadoras,
Parabéns pelo trabalho que desenvolveram. É um trabalho muito interessante e enriquecedor, pois a melhor forma de aprender é vivenciar as experiências.
Somos estagiárias de Ensino Básico 1º Ciclo, da Universidade do Minho em Braga, e ficamos muito interessadas nesta experiência. É uma possível actividade que vamos desenvolver com os nossos alunos.
Mas temos uma questão para fazer, o que aprenderam com esta experiência?
Obrigada por partilharem estas actividades tão dinâmicas.
Beijinhos
Post a Comment
<< Home