1.20.2008

Reflectir a vulcanologia no jardim-de-infância

Um dos dados recolhidos através do Questionário sobre Temáticas Ambientais é que um pouco mais de metade dos educadores (59.5%) que responderam a este questionário, considera que a explicação da génese das ilhas (tipos de erupções, vulcões,...) é um aspecto interessante para abordar no jardim-de-infância. Aliás, este foi o aspecto mais referido como interessante mas que, os educadores, não o fazem principalmente por falta de informação ("não estar preparada", "receio de não conseguir transmitir as informações precisas") ou falta de material.

Pois bem....

Sobre a falta de informação, sugiro que pesquisem:





Sobre o material.... não vou propor grandes aquisições mas vou-vos apresentar um trabalho realizado no ano lectivo 2004/2005, do qual poderão tirar algumas ideias.


Actividades realizadas no jardim de infância

A forma como as actividades foram construídas, privilegiou numa primeira fase o pequeno grupo, em trabalho de projecto, de forma que depois, os elementos deste pequeno grupo pudessem comunicar as suas aprendizagens aos restantes elementos.

1. A lenda das Sete Cidades
Através da história (e se algum professor do 1º ciclo estiver por aqui, poderá usar isto que, não é da minha autoria e que foi retirado da net) e execução dos adereços necessários e sua dramatização, teve-se como objectivo:

- evidenciar a actividade vulcânica nas ilhas
- apresentar o conceito de lava/magma
- nomear as diferentes partes constituintes do vulcão
- fazer notar as actividades associadas ao vulcanismo
- chamar a atenção para o tipo de erupção e os seus riscos



O surgimento de dúvidas é um processo sempre constante. Surgiram novas formas de exploração das inquietações produzidas das actividades anteriores:
- realização e visionamento do jogo (em computador) “Ilha de Jesus” (Objectivo: como nasce uma ilha)
- procura na biblioteca escolar de livros sobre vulcões (início do Projecto “Os vulcões”).

O desenvolvimento da capacidade de recolha e observação foi um dos aspectos privilegiados nesta fase.

6 Comments:

At 3:55 PM, Blogger Desambientado said...

Votos de Boa Páscoa e Boas reflexões.

 
At 6:38 PM, Blogger Magnificos said...

Parabéns que trabalho magnifico, os meus alunos vão adorar fazer parecido.

 
At 2:25 PM, Blogger Nexita said...

surpresa pa ti no meu blog :)

 
At 11:16 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá meninos e educadoras,
Parabéns pelo trabalho que desenvolveram. É um trabalho muito interessante e enriquecedor, pois a melhor forma de aprender é vivenciar as experiências.
Somos estagiárias de Ensino Básico 1º Ciclo, da Universidade do Minho em Braga, e ficamos muito interessadas nesta experiência e é uma possível experiência que vamos desenvolver com os nossos alunos.
Obrigada por partilharem estas actividades tão dinâmicas.
Beijinhos

 
At 11:29 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá meninos e educadoras,
Parabéns pelo trabalho que desenvolveram. É um trabalho muito interessante e enriquecedor, pois a melhor forma de aprender é vivenciar as experiências.
Somos estagiárias de Ensino Básico 1º Ciclo, da Universidade do Minho em Braga, e ficamos muito interessadas nesta experiência. É uma possível actividade que vamos desenvolver com os nossos alunos.
Mas temos uma questão para fazer, o que aprenderam com esta experiência?
Obrigada por partilharem estas actividades tão dinâmicas.
Beijinhos

 
At 6:47 AM, Blogger Unknown said...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ

 

Post a Comment

<< Home

Estou no Blog.com.pt Mais Blog