2.24.2007

Uma experiência ambiental muito simples.......


Aqui neste espaço, já vos tinha relatado algumas situações que foram vividas com um grupo de crianças numa ribeira (Parte I e Parte II).

Bem…..agora eu queria vos contar uma outra situação a qual originou uma experiência de carácter ambiental muito simples.

Quando andávamos a observar a “nossa ribeira” verificamos a existência de lixo, principalmente nos locais mais afastados da população.

Depois de conversarmos, já na sala, um pouco sobre esta situação, o tipo de lixo que encontraram “jogado” na ribeira, lancei a pergunta: “O que será que acontece a tudo isso?”

“Fica lá” – respondeu alguém. “Mas, fica lá e depois o que acontece?” – continuei a espicaçá-los.
Propus-lhes então que, no próximo Dia do passeio cada menino fosse à ribeira com um frasco de vidro pegar lama e água da ribeira.




Na sala, apresentei-lhes alguns dos materiais que encontramos depositados na ribeira como papéis, restos de comida, metais, mangueiras de água,… de foram que, cada criança escolheu um “tipo de lixo” e colocou-o dentro do seu frasco. A última tarefa foi, cada um construir uma etiqueta, para cada frasco, com o desenho do material que estava lá dentro e, com o nome da criança responsável.

Com muito cuidado, depois colocamos os frascos na janela, (essa foi intenção minha, de forma a que pudessem receber luz solar) e aguardamos, aguardamos, aguardamos pelo menos um mês



Passado esse tempo, pedi uma observação mais atenta de cada criança ao seu frasco (cada criança tinha o seu frasco de experiência) e foram descritas as seguintes observações sobre os materiais:

"A folha está a desaparecer."

"A mangueira(pedaço de borracha), não está a desaparecer."


"A peça (metal) não está a desaparecer e está no fundo.”

"Os papéis (jornal) estão no fundo e, só tem um em cima"

"O papel da pastilha elástica não está a desaparecer e está em cima"

"Os paus (caules de arbustos) estão a começar a ir para o fundo e não estão a desaparecer"

"O saco de batatas (embalagem metalizada) não está a desaparecer."

"A maçã (caroço da maçã) está a ficar preta; está em cima e tá a começar a ficar podre porque agora é preto e antes era amarelo e vermelho."


Aguardamos novamente mais algum tempo - até ao final do ano lectivo - e então fomos para o pátio da escola despejar os frascos para ver o que aconteceu aos diferentes materiais pois, a água já estava muito turva e não conseguiamos ver.

A única coisa que não encontramos foi o papel do jornal. Todas as outras coisas, continuavam lá.

Apartir desta observação, chegamos a seguinte conclusão sobre o lixo que permanece na ribeira:

"Não desaparecem, nunca desaparecem!"

"Fica entupido porque tem porcariase entopem porque não desapaecem."

"Não colocar isso na água para não haver lixo"

Que melhor experiência do que esta para demonstrar o perigo dos lixos abandonados?





7 Comments:

At 9:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá Cidália,
Parabéns pela excelente qualidade deste blogue. A temática da Educação ambiental e das ciências tão necessária nos nossos Jardins de Infância está aqui tão bem documentada! De facto o ensino experimental através de uma observação em contexto (participada e reflectida) é das formas mais fáceis de envolver as crianças e facilitar a compreensão da Ciência. Gostava de poder acompanhar este blogue com mais actualizações! Promete?
Até breve,
Ádila Faria


PS. Para os que não têm uma ribeira por perto tenho uma sugestão (experiência) que podemos partilhar.

 
At 2:43 PM, Blogger Cidalia said...

Olá Adilia

Obrigada pelas palavras (fiquei tão babada!)
Sobre as actualizações é assim.... gosto de trabalhar com blogs mas sempre que quero colocar algum post ocorre sempre algo mal o que faz com que eu perca MUITO tempo. Daí a minha falta de empenho em colocar mais posts. Mas.... vamos ver se este fim de semana temos mais um.

Agora.... gostaria da sugestão da experiência.

Até um dia,

Cidália

 
At 6:10 PM, Blogger Jardins said...

Mas que rica experiência!
Com causa -efeito tão visivel.
Vamos realizá-la, seguramente.
Obrigada.

 
At 9:48 PM, Blogger Cidalia said...

Jardins, que bom terem passado por aqui.

Tenham apenas cuidado em não deixar que os frascos caiam no chão, senão é um cheirete.....

 
At 12:55 AM, Blogger #ProfVanessaNogueira said...

Oie!!!!

Estou passando pra conhecer o seu blog e convidar vc pra conhecer "Educação Infantil na Rede" blog das turminhas de Educação infantil da minha escola, já coloquei o link do seu blog lá!

Um abração

 
At 1:38 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá cara Cidália,
alegro-me por saber que continuas na crista da onda da Profissão. Gostei mto do projecto do lixo na ribeira. Vou agora ver o qu + tns no teu blog. Creio k fiz umas coisas interessantes aqui na área da E.Ambiental, posso scnanerizar para kvejas... Beijinho, saudades, até breve.
Ricardo

 
At 6:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Adorei esta experiência. Tanto que tive de realizar um projecto de Educação Ambiental - Reciclagem para a disciplina de Ecologia, e este teu post foi de grande inspiração.
Sou estudante de Educação de Infância, e prometo ser uma leitora assidua. continua com as optimas ideias!! =)

 

Post a Comment

<< Home

Estou no Blog.com.pt Mais Blog