2.24.2007

Uma experiência ambiental muito simples.......


Aqui neste espaço, já vos tinha relatado algumas situações que foram vividas com um grupo de crianças numa ribeira (Parte I e Parte II).

Bem…..agora eu queria vos contar uma outra situação a qual originou uma experiência de carácter ambiental muito simples.

Quando andávamos a observar a “nossa ribeira” verificamos a existência de lixo, principalmente nos locais mais afastados da população.

Depois de conversarmos, já na sala, um pouco sobre esta situação, o tipo de lixo que encontraram “jogado” na ribeira, lancei a pergunta: “O que será que acontece a tudo isso?”

“Fica lá” – respondeu alguém. “Mas, fica lá e depois o que acontece?” – continuei a espicaçá-los.
Propus-lhes então que, no próximo Dia do passeio cada menino fosse à ribeira com um frasco de vidro pegar lama e água da ribeira.




Na sala, apresentei-lhes alguns dos materiais que encontramos depositados na ribeira como papéis, restos de comida, metais, mangueiras de água,… de foram que, cada criança escolheu um “tipo de lixo” e colocou-o dentro do seu frasco. A última tarefa foi, cada um construir uma etiqueta, para cada frasco, com o desenho do material que estava lá dentro e, com o nome da criança responsável.

Com muito cuidado, depois colocamos os frascos na janela, (essa foi intenção minha, de forma a que pudessem receber luz solar) e aguardamos, aguardamos, aguardamos pelo menos um mês



Passado esse tempo, pedi uma observação mais atenta de cada criança ao seu frasco (cada criança tinha o seu frasco de experiência) e foram descritas as seguintes observações sobre os materiais:

"A folha está a desaparecer."

"A mangueira(pedaço de borracha), não está a desaparecer."


"A peça (metal) não está a desaparecer e está no fundo.”

"Os papéis (jornal) estão no fundo e, só tem um em cima"

"O papel da pastilha elástica não está a desaparecer e está em cima"

"Os paus (caules de arbustos) estão a começar a ir para o fundo e não estão a desaparecer"

"O saco de batatas (embalagem metalizada) não está a desaparecer."

"A maçã (caroço da maçã) está a ficar preta; está em cima e tá a começar a ficar podre porque agora é preto e antes era amarelo e vermelho."


Aguardamos novamente mais algum tempo - até ao final do ano lectivo - e então fomos para o pátio da escola despejar os frascos para ver o que aconteceu aos diferentes materiais pois, a água já estava muito turva e não conseguiamos ver.

A única coisa que não encontramos foi o papel do jornal. Todas as outras coisas, continuavam lá.

Apartir desta observação, chegamos a seguinte conclusão sobre o lixo que permanece na ribeira:

"Não desaparecem, nunca desaparecem!"

"Fica entupido porque tem porcariase entopem porque não desapaecem."

"Não colocar isso na água para não haver lixo"

Que melhor experiência do que esta para demonstrar o perigo dos lixos abandonados?





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